Otimização do Simulador de Condução de Trens Utilizando Sistema de Controle Distribuído da Advantech
Introdução ao Projeto:
Nos últimos anos, a China investiu alto na construção de ferrovias. O desenvolvimento rápido dos sistemas ferroviários aumentou a demanda por profissionais qualificados no setor ferroviário, especialmente engenheiros de locomotivas. A Advantech já havia desenvolvido um simulador de condução de trens para treinar e instruir novos trabalhadores ferroviários. Através da simulação das condições e dos arredores da operação de trens, o simulador oferece um ambiente de condução virtual altamente realista. Utilizar este sistema para instruir condutores de trem elimina a necessidade de usar as instalações ferroviárias reais para treinar, bem como nega o risco à segurança de permitir que um novo condutor teoricamente conhecedor, mas inexperiente, realmente opere os trens. Seguro, econômico e não impedido por condições ambientais ou meteorológicas, o simulador de condução de trens pode aumentar consideravelmente a eficácia dos programas de treinamento para trabalhadores ferroviários.
Requerimentos de Sistema:
O simulador de condução de trens é um sistema que utiliza tecnologia computadorizada para controlar e simular operações de condução de trens em tempo real. Este sistema é especialmente útil para simular incidentes de emergência e quebras/defeitos, e pode ser utilizado para dar a condutores um treinamento seguro e eficaz. O sistema simula com precisão a condução de um trem, permitindo que os alunos vivenciem condições “da vida real”. Este simulador pode ser utilizado para aumentar as habilidades dos condutores e instruir os alunos sobre como reagir corretamente a diversas situações perigosas.
Durante muitos anos, nossos clientes utilizam as soluções de cartão de Entrada/Saída da Advantech em programas de treinamento para trabalhadores ferroviários. Este simulador está instalado em um compartimento frontal de 10 m2 e o equipamento de condução fica na frente e nos dois lados do banco do condutor. O requerimento básico é utilizar a placa de I/O e o módulo para ler dados. Entretanto, à medida que a complexidade crescente do sistema aumenta o número de cartões de I/O necessários, o trabalho de fiação e cabeamento para o sistema em geral se torna uma tarefa extensiva e tediosa. Muitos clientes expressaram o desejo de uma solução prática que uniformize o sistema ao mesmo tempo em que mantém sua funcionalidade original.
Implementação do Projeto:
IPC-610H |
Chassis de montagem em rack 4U com notificação de alarme visual e audível |
APAX-5070 |
Acoplador de comunicação Modbus/TCP com I/O de alta densidade, flexibilidade, escalabilidade e funcionalidade hot swap |
APAX-5017H |
Módulo de entrada analógica de alta velocidade com 12 canais
|
APAX-5028 |
Módulo de Saída Analógica APAX-5028 de 8 canais |
APAX-5040 |
Módulo de entrada analógica APAX-5040 de 24 canais |
APAX-5046 |
Módulo de saída analógica APAX-5046 de 24 canais |
APAX-5060 |
Módulo de saída de relé APAX-5060 de 12 canais |
Diagrama do Sistema:

Descrição do Sistema:
Em resposta às necessidades dos clientes, a Advantech desenvolveu um sistema de controle distribuído. O computador industrial IPC-610H é utilizado como plataforma de hospedagem de monitoramento e integrado com um módulo de I/O APAX de alta densidade para ler dados analógicos e digitais.
Como plataforma de hospedagem, o IPC-610H oferece a tela operacional para controle do trem e processa diversos elementos, como simulação de cenário na rota do trem, mudanças de paisagem, controle de velocidade, incidentes emergenciais, etc. O APAX-5070 (acoplador Modbus/TCP) serve de ponte de comunicação, conectada ao IPC em uma ponta e ao módulo de I/O na outra para obter, armazenar e transmitir dados. Este design de barramento interno especial facilita a operação através de uma configuração distribuída.
Para conduzir uma simulação real do sistema de controle, esse sistema utiliza o módulo de entrada analógica de alta velocidade APAX-5017H, que pode capturar os sinais de voltagem do dispositivo de energia. O APAX-5028 é aplicado para saída de sinais analógicos para controlar o velocímetro do trem. O APAX-5040 é utilizado para detectar o status on/off do comutador, enquanto o módulo APAX-5046 pode controlar indicadores de alarme e o status on/off do disjuntor. Além disso, o APAX-5060 controla equipamentos que precisam de mais energia, como o interruptor de luz de fundo do velocímetro. Através das características dos módulos APAX, incluindo I/O de alta densidade, flexibilidade, escalabilidade e hot swap, os clientes podem construir facilmente sistemas remotos de entrada e saída.
Conclusão:
A Advantech fornece um sistema distribuído excelente que permite a configuração de módulos de I/O de acordo com a localização de diferentes equipamentos, reduzindo, assim, a necessidade de cabos ao facilitar o controle remoto. Isso simplifica a tarefa de fiação ou cabeamento, aumenta a eficiência do sistema e, ao mesmo tempo, reduz os custos arcados pelo cliente. |