Sistema de vigilância e monitoramento em subestações de força no metrô de Pequim
Introdução do Projeto:
Nos últimos 10 anos, a rápida expansão do sistema subterrâneo de Pequim ajudou a modernizar a cidade. No entanto, as linhas de metrô que surgem seriam paralisadas se o fornecimento de energia elétrica não fosse estável.
Em cada estação de metro, perto de um extreme da plataforma, e às vezes no subsolo, é uma estrutura fechada onde o equipamento para a transformação de energia elétrica está localizado. O propósito dessas subestações é transformar a voltagem da rede da cidade em uma voltagem que é usada por trens.
Em cada uma das subestações, existem medidores e outros dispositivos terminais que monitoram o status do transformador, o uso de energia e fatores ambientais, como temperatura e pressão. É aqui que entra Advantech: Todas essas informações precisam ser coletadas e cuidadosamente monitoradas usando um sistema de computador confiável que pode automaticamente controlar o sistema.
|
 |
Requisitos do Sistema:
Nossos produtos são usados nas subestações de força de uma das linhas de metrô de Pequim. Como o ambiente operacional está cheio de interferência eletromagnética, os computadores usados para monitorar o equipamento devem ter fortes capacidades contra perturbações: eles devem cumprir as normas elétricas do governo chinês.
Devido a sua localização e ao longo tempo de operação do metrô, a manutenção dos computadores não é uma tarefa fácil. Assim, os computadores utilizados aqui devem ser peculiarmente confiáveis e robustos. O cliente também requisitou fibras óticas redundantes e um computador que pode ser montado em rack para a rede de comunicação.
Implementação do Projeto:
UNO-4672 |
Computador de Automação UNO-4672 Intel® Pentium® M/ Celeron® M com 6 x LAN, 10 x isolado COM, 8 x isolado DI, 8 x isolado DO, PC/104+ |
EKI-7656C |
Comutador Ethernet Industrial Redundante Administrado de Gigabit de Porta Combo EKI-7656C 16+2G |
IPPC-6172A |
PC de Painel Industrial IPPC-6172A 17" SXGA TFT LCD Intel® Core™2 Quad / Core™2 Duo com 2 x aberturas PCI |
Diagrama do Sistema:

Descrição do Sistema:
Para esta solução, Advantech forneceu computadores de automação UNO-4672, que possuem 6 portas LAN e 10 portas COM isoladas (2 x isolado RS-232 e 8 x isolado RS-232/422/485) que são usadas para conectar ao equipamento de medição e outros dispositivos nas subestações para coletar dados e depois transmitir os dados através dos comutadores Ethernet de Advantech EKI-7656C para o centro de controle. Para monitorar a atividade das subestações a partir de uma sala de controle, o computador de painel industrial 17” TFT LCD de Advantech IPPC-6172A com processadores Intel Core 2 Quad/Core 2 Duo, memória DDR3 de alta velocidade, 2 aberturas PCI de extensão e interfaces de disco rígido SATA com suporte RAID 0.1 foi proposto, oferecendo capacidade de administração remota fora de faixa, melhor transmissão e segurança de dados e desempenho de energia eficiente.
Os designs de isolamento do UNO-4672, tanto em termos de fornecimento de energia quanto interfaces de comunicação, são especialmente importantes para que o sistema suporte as condições eletromagnéticas das subestações e mantenha operações estáveis e confiáveis. O UNO-4672 não só está conforme com IEC 61850-3 e IEEE 1613, as normas internacionais específicos aos aplicativos de automação de subestação, como também cumpre as normas correspondentes de mais alto nível da China estabelecidas pelo Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica da China (Nível IV).
Para manter o controle das subestações, mesmo durante uma falha de rede, EKI-7656C, um comutador Ethernet industrial redundante administrado por fibra ótica com 2 portas combo gigabit e 16 portas Ethernet rápida foi instalado. Ele também vem equipado com um protocolo de rede redundante proprietária, o anel X desenvolvido por Advantech, que fornece aos usuários uma forma fácil de estabelecer uma rede Ethernet redundante com tempo de recuperação de alta velocidade de menos de 10 ms.
Conclusão:
O UNO-4672 de Advantech, certificado pelas normas chinesas e internacionais para comunicações de sistema em subestações de força, é adequado para aplicações em ambientes duros. Seu grande número de portas de comunicação e portas LAN possibilita que ele se conecte a muitos dispositivos para maximizar sua eficácia econômica. Seu desenho sem ventilador, fonte de energia isolada e portas COM isoladas garantem uma operação confiável e fácil manutenção. Juntamente com EKI-7656C e IPPC06172A, UNO-4672 é um excelente escolha para sistemas de monitoramento e vigilância de subestações de metrô. |